Tuesday, January 26, 2010

Terça-Feira TECH - Ensaios Não Destrutivos


Bom galera, eu estive trabalhando com controle de qualidade nos últimos seis anos e compartilharei com vocês explicando o que é esse tal de END...

END é abreviação de Ensaios não destrutivos!

- What the Rack???

- Simples:
Ensaio não destrutivo é um teste em que verificamos qualidade/integridade em *equipamentos. Estes podem ser feitos de qualquer material, aço, aço inóx, ferro fundido, plástico, vidro e assim vai.
Como o próprio nome diz, não se destrói o equipamento para procurarmos **descontinuidades, internas ou superficiais, usam-se técnicas como o Ultrassom (é, agora se escreve assim), Radiografia (GAMA ou X), e outras que não são tão conhecidas como Partículas Magnéticas, Líquidos Penetrantes, Emissão Acústica, Íris e outros.
Os END são usados hoje no Brasil como controle de qualidade, a maioria dos produtos fabricados para o setor industrial, por exemplo, tubulações em geral, máquinas ferramentas, e etc, exigem algum controle para que possíveis defeitos não venham a prejudicar o trabalho dessas peças e o mais importante, que não fira ninguém.



os END mais conhecidos são:
- Ensaio Visual e Ensaio Visual de Soldas
- Líquidos Penetrantes
- Partículas Magnéticas
- Ultrassom
- Ensaio Radiográfico
- Correntes Parasitas
- Termografia

O que faz cada ensaio eu explico em outros posts.

*equipamento: qualquer peça, componente ou máquina em que se realiza ensaio.
**Descontinuidade: qualquer interrupção na estrutura típica de um material. Os leigos chamam isso de defeito, porém um defeito torna a peça imprópria para seu uso, já a descontinuidade, por mais que seja uma falha, em alguns casos não tornam a peça imprópria para o uso, definitiva ou temporariamente (ou seja, pode ser uma simples descontinuidade hoje, talvez amanhã seja um defeito pelas forças aplicadas.)

1 comment: