Contrario à vontade da Abendi, que nos pede para não passar modelos de instrução, pois cria vícios nos candidatos, deixo essa instrução com objetivo de mostrar uma muuuuito detalhada.
Exemplo:
Equipamento: Cilindro de Laminação CB0815 HW 4340
Inspeção de serviço (descontinuidades de fadiga)
Dimensão:
Total: 1500 x 10”
Pescoços: 250 x 4”
Pista 1000 x 10”
Localização: Interior do galpão industrial 12, sobre preguiças de 800 mm.
Material: Aço forjado 4340 (Cr, Ni, Mo).
Condições da superfície: Temperada, revenida, usinada.
Iluminação no local: 250 lux.
Temperatura no local: 33ºC.
Área de interesse: 100% da pista
IT 046 – Líquido Penetrante
Instrução de END para CB0815 HW 4340
Elaborada por: Aristides Cunha Ribeiro Neto SNQC: 8674
Revisão: 0 (março/97)
1.1- Esta instrução estabelece as condições necessárias para a execução do END por LP no cilindro de laminação CB0815 HW 4340.
1.2- Esta instrução foi elaborada de acordo com o PR001 rev 6 que, por sua vez, é baseado na norma ASME V Ed. 2004.
2. PESSOAL AUTORIZADO:
2.1- O profissional que conduzirá o ensaio deve ser certificado pela ABENDI segundo SNQC/END como Operador LP-N1-G ou Inspetor LP-N2-G.
2.2- Somente o Inspetor LP-N2-G poderá aplicar o Laudo de acordo com o critério de aceitação descrito no item 7 desta instrução.
3. PRODUTOS E EQUIPAMENTOS:
3.1- Deverá ser utilizado Liquido Penetrante Tipo IC (Líquido Penetrante Fluorescente, removível com Solvente) para a execução deste ensaio, o revelador deve ser do tipo A(Seco) e para a limpeza da superfície deverá ser utilizado um removedor e auxílio de panos secos e limpos.
3.2- Todos os produtos utilizados devem apresentar certificado quanto ao teor de contaminantes (S Enxofre) que não deve exceder o mínimo estipulado nos itens 5.3 do PR001 rev 6.
3.3- Os produtos devem ser aprovados no teste de sensibilidade utilizando o bloco padrão JIS de 10µm.
3.4- Para a preparação da superfície não serão utilizado métodos mecânicos de preparação.
3.5- Para a medição da temperatura de ensaio deverá ser utilizado um Pirômetro de Contato com calibração em dia, para a medição da iluminação deverá ser utilizado um Luxímetro também calibrado e finalmente um radiômetro deve ser utilizado na verificação da intensidade de luz negra, mais uma vez, equipamento calibrado.
3.6- Métodos para a redução da iluminação devem ser utilizados, como tapumes, biombos e outros.
3.7- A luz negra deve ser verificada quanto a limpeza e conservação dos filtros e deve ser ligada no mínimo 5 minimo antes da sua utilização.
3.8- Para a aplicação do revelador, uma pistola de pó convencional deverá ser utilizada, para isso, a linha deve possuir filtros para evitar a contaminação dos produtos e a pressão deve ser controlada.
3.9- Todos os envolvidos com a inspeção devem estar cientes dos requisitos de segurança local e utilizar todos os EPIs e EPCs obrigatórios.
4. PRODUTO:
4.1- Deverá ser inspecionada 100% da superfície da pista do cilindro de laminação CB0815 HW 4340 de material Aço Forjado 4340 (Cr, Ni, Mo) de 10' de diâmetro e 1000 mm de comprimento, a superfície foi temperada, revenida e usinada, suspensa a 800 mm de altura por preguiças no galpão 12.
4.2- Possíveis descontinuidades causadas por fadiga do equipamento poderão ser detectadas.
5. CONDIÇÕES DE ENSAIO:
5.1- A temperatura da superfície deve ser medida ao inicio da inspeção utilizando um pirômetro de contato calibrado na faixa de 10 a 52 ºC.
5.2- A iluminação não deve ser superior a 20 lux, medida com Luxímetro calibrado e a intensidade de luz negra não deve ser inferior a 1000 µW/cm2 medido com o radiômetro.
5.3- Como a superfície é tratada, é proibida a limpeza mecânica, deverá ser utilizado removedor tipo thinner e panos para a remoção de possíveis impurezas que possam obstruir as eventuais descontinuidades.
5.4- Após a limpeza, deverá ser aguardado 5 minutos para a secagem natural do solvente.
6. DETALHAMENTO DAS ETAPAS:
6.1- Para a execução de operações onde há baixa iluminação, o inspetor deve aguardar 5 minutos no ambiente escurecido para adaptação dos olhos.
6.2- A aplicação do LP deve ser feita com pistola de ar comprimido, cobrindo 100% da área de interesse.
6.3- Um tempo de penetração de 20 a 30 minutos deve ser aguardado antes da remoção do excesso de LP que deverá ser retirado com um pano limpo e seco, seguido de um pano levemente umedecido com solvente e novamente um pano seco.
6.4- A correta comprovação da remoção deve ser verificada com a luz negra em ambiente escurecido.
6.5- Após a remoção do excesso, deverá ser aguardado um tempo mínimo de 5 minutos para secagem natural do solvente.
6.6- O revelador deverá ser aplicado com a pistola de ar comprimido, cobrindo 100% da área de interesse.
6.7- Assim que o revelador for aplicado, deve ser realizada a Interpretação inicial e após 20 minutos a interpretação final onde somente o nível 2 poderá laudar o ensaio.
6.8- Após o registro das indicações em relatório apropriado, deve ser executada a limpeza final seguindo os requisitos do item 5.3 e 5.4.
7. CRITERIO DE ACEITAÇÃO:
7.1- O critério de aceitação para esse ensaio deverá ser de acordo com a norma ASME VIII div.1 Ap.8, que foi transpassada para o português no item 16 do PR001 rev6.
7.2- Serão consideradas relevantes todas as indicações maiores que 1,6 mm.
7.3- Indicação linear é a que apresenta um comprimento maior que três vezes a largura.
7.4- Indicação arredondada é a que apresenta um comprimento menor ou igual a três vezes a largura.
7.5- Todas as superfícies devem estar isentas de:
- Indicações Relevantes e Lineares.
- Indicações Relevantes, Arredondadas e maiores que 4,8mm
- Quatro ou mais indicações relevantes, Arredondadas, alinhadas e separadas por uma distância igual ou menor a 1,6mm entre bordas consecutivas.
- A indicação das descontinuidades pode ser maior que da própria irregularidade, porém o tamanho das indicações é que devem ser medidas para a aplicação deste critério.
8. REGISTRO DOS RESULTADOS:
O registro e classificação das indicações encontradas no ensaio deverão ser relatadas num formulário seguindo o modelo dos anexos do PR 001 rev6.
COMENTEM!!!!!
Wlad Figueiredo SNQC 8674
o item 4, o termo correto é "produto"?
ReplyDeleteboa tarde Wlad, sua IT ficou mto interessante. Eu tenho uma questão: porque vc utilizou o revelador a seco? eu poderia utilizar o revelador umido nao aquoso spray?
ReplyDeleteObrigado, parabéns pela IT!
This comment has been removed by the author.
DeleteMuito útil. Completo e perfeito. Vou fazer a prova e necessitava de um modelo. Obrigado. Cláudio
ReplyDeleteGostei, na hora da minha prova pratica, vou realizar algumas mudanças e já era, irei passar.
ReplyDeleteMuito bom o post, ajudou muito, tenho que passar nessa prova... valew hermano...
ReplyDeleteThis comment has been removed by the author.
ReplyDeleteThis comment has been removed by the author.
ReplyDeleteMuito boa essa instrução técnica. Porém, não entendi o porque da utilização do revelador seco ao invés do úmido não aquoso, já que o seco possui um nível de sensibilidade relativamente baixo. Além disso, o revelador seco é mais indicado para sistemas estacionários.
ReplyDeleteEstou estudando para o exame prático ABENDI.
Vlw, obrigado pela instrução!
professor! realmente uma boa IT, porém na visão do operador N1, tem uma abertura para que ele dê o laudo final, quando é relatado todos parâmetros do critério de aceitação. como sugestão porque não relatar apenas as descontinuidades, lineares e arredondadas, maiores que 1,6mm, com isso, fica restrito ao N2, como o N1 vai trabalhar apenas com a IT, logo não terá acesso ao pr001, então descrever as descontinuidades encontradas em um formulario apropriado, enfim, porque não utilizar o revelador úmido não aquoso. os demais dados desta IT é adequada, consulta de iniciantes e profissionai da área. meus parabéns e obrigado pela dica.
ReplyDeleteprofessor! realmente uma boa IT, porém na visão do operador N1, tem uma abertura para que ele dê o laudo final, quando é relatado todos parâmetros do critério de aceitação. como sugestão porque não relatar apenas as descontinuidades, lineares e arredondadas, maiores que 1,6mm, com isso, fica restrito ao N2, como o N1 vai trabalhar apenas com a IT, logo não terá acesso ao pr001, então descrever as descontinuidades encontradas em um formulario apropriado, enfim, porque não utilizar o revelador úmido não aquoso. os demais dados desta IT é adequada, consulta de iniciantes e profissionai da área. meus parabéns e obrigado pela dica.
ReplyDelete